É comum nos consultórios médicos, especialmente os de pediatria, encontrar pacientes que sofrem de uma condição chamada prurigo estrófulo, também conhecida como urticária papular.
Trata-se de uma reação de hipersensibilidade a antígenos presentes na saliva de insetos picadores/sugadores, o que causa ansiedade nos pais e desconforto nas crianças.
O prurigo estrófulo é prevalente em crianças com até 12 anos de idade, mas também pode ocorrer em adultos, especialmente aqueles que vivem em áreas arborizadas.
Qualquer tipo de inseto que pique pode desencadear essa condição em indivíduos suscetíveis, sendo os mosquitos, pulgas, formigas, abelhas e vespas os mais comuns.
A Imunoterapia é o único tratamento capaz de induzir a tolerância imunológica do paciente aos componentes da saliva dos insetos, o que pode curar a alergia às picadas de insetos.
Esse tratamento é essencial para evitar que as lesões deixem cicatrizes na pele. No Brasil, o Insetivac® é a única imunoterapia disponível com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) especificamente para o tratamento do prurigo estrófulo.